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sábado, 22 de maio de 2010

Público Atendido

Durante a realização da obra, as atividades junto ao público alvo prosseguirão em espaço provisório, adaptado ao funcionamento de uma creche, com capacidade para o atendimento de 40 crianças em horário integral – de 07:00h às 17:00h.
As turmas serão formadas de acordo com a faixa etária das crianças (24-36 meses e 37-59 meses de idade), de modo a favorecer o direcionamento do trabalho pedagógico às necessidades e potenciais das crianças em cada uma dessas faixas etárias. Os objetivos, os conteúdos e as orientações didáticas, também, obedecem ao critério de idade.

Cada turma possui 03 educadores, que se revezam em 02 turnos. As atividades desenvolvidas com as crianças são planejadas coletivamente em reuniões mensais e encontros semanais de toda a equipe docente com o coordenador pedagógico.

As atividades pedagógicas realizadas na creche são complementadas por atividades semanais externas realizadas em áreas de lazer existentes na Maré, como: praças, Vila Olímpica e Brinquedoteca, além de visitas mensais aos mais variados locais da cidade, como: jardim zoológico, museus, parques, etc.

A fim de promover uma ação integrada entre os profissionais que atuam na creche e as famílias das crianças atendidas, é realizada mensalmente uma reunião com os responsáveis das crianças, onde as questões pertinentes são tratadas coletivamente.

Diariamente, são oferecidas às crianças quatro refeições – desjejum, almoço, lanche e “jantar” (sopa) – em intervalos de três horas. Os cardápios são elaborados por uma nutricionista, que os planeja mensalmente em conjunto com a equipe de cozinheiras.

O horário das refeições é também o momento de desenvolver um trabalho elaborado de educação alimentar junto às crianças, entendendo que já nesta fase elas podem começar a desenvolver um hábito alimentar saudável, ao lhes serem apresentadas novas formas de preparação dos alimentos. A educação alimentar também é tratada nas reuniões mensais com os responsáveis, já que a alimentação da família influencia na construção do hábito alimentar da criança.

A proposta curricular da Creche se materializa através de atividades planejadas a partir de dois grandes eixos de experiências, segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil: Formação Pessoal e Social (experiências que favorecem prioritariamente a construção do sujeito) e Conhecimento de Mundo (refere-se à construção das diferentes linguagens pelas crianças e às relações que estabelecem com os objetos de conhecimento). Os eixos de trabalho complementares são: Movimento, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Matemática e Artes Visuais.

As atividades de formação continuada para a equipe pedagógica da creche deverão ocorrer mensalmente, de maneira que todos os profissionais participem de momentos de formação de naturezas diversas como reuniões, palestras, visitas, atualizações por meio de vídeos, filmes, etc. Além disso, os profissionais deverão ter uma carga de leitura e encontros sistemáticos, o que permitirá uma compreensão acerca dos temas diversos que permeiam as questões da educação infantil, assim como conhecimentos gerais atuais.

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